Tempo de leitura: 15 minutos
Cenas de um novo museu: Masp / Créditos: Joyce Pascowitch
Na próxima semana, São Paulo vai respirar arte: muitas exposições inauguradas nos últimos dias, o próprio Masp, que abriu o seu novo prédio na Avenida Paulista, uma obra linda do Metro Arquitetos, e na quarta-feira, mais uma edição da SP-Arte no prédio da Bienal. Gosto quando a cidade vive esse clima, gosto de ver as pessoas se movimentando tendo esse pano de fundo. A vida passa, é breve. Vamos nos tratar bem.
Ilustração: Maria Eugenia
Pelo menos no Ocidente, tudo indica que a geração Z tem feito muito menos sexo do que millenials e boomers - com exceção das jovens francesas... oh la la! Isso foi detectado em uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos Demográficos da França, que entrevistou 10 mil franceses e descobriu que um número considerável de jovens mulheres está experimentando múltiplos parceiros sexuais. De acordo com o estudo, 29% das mulheres entrevistadas, entre 25 e 29 anos, tiveram pelo menos 10 parceiros sexuais. Em 2006, apenas 8% das francesas tinham tido tantas experiências nesse quesito. Esses relatos acontecem ao mesmo tempo do declínio de sexo entre pessoas nascidas entre 1997 e 2012, nos Estados Unidos, onde as estatísticas são, no mínimo, intrigantes: o Instituto de Pesquisa Nacional de Crescimento Familiar afirma que, em entrevistas recentes, 10% dos homens e 7% das mulheres, entre 22 e 34 anos, ainda se declaram virgens. Pois é: um abismo cada vez maior entre os dois países…
O discreto luxo de Charlotte Perriand / Créditos: Reprodução Instagram / Divulgação
Se tem um nome que respira bom gosto e sofisticação no design mundial é o de Charlotte Perriand. A arquiteta e designer francesa, uma de minhas preferidas e que marcou a história com peças icônicas, agora está sendo celebrada pela Saint Laurent, que reeditou quatro de seus móveis raros para a exposição “Saint Laurent — Charlotte Perriand”, que acontece durante o Salone del Mobile, o maior evento da semana de design de Milão. Esses móveis, que antes existiam só como protótipos ou esboços, foram cuidadosamente reconstruídos e estarão disponíveis sob encomenda. A ideia não é só exaltar o legado de Perriand, mas também conectar suas criações ao DNA da própria marca, já que Yves Saint Laurent era um grande admirador de seu trabalho e chegou a colecionar várias de suas peças. Agora, se você acha que móveis de Perriand são raridade vistas só em exposições, pense novamente: em julho passado, eu encontrei na Zara, que abriu sua maior loja da Europa em Lisboa, um banquinho original dela à venda. Sim, na Zara! Quem também tem uma coleção maravilhosa das criações de Perriand é a galerista Luisa Strina, que entende como ninguém de arte e peças emblemáticas. Ou seja, Charlotte Perriand segue sendo sinônimo de sofisticação e desejo, seja em uma grande exposição, numa loja de fast fashion ou na casa de quem tem um olhar apurado. Joias raras.
Ilustração: Maria Eugenia
Se, segundo o folclore, quem não gosta de samba bom sujeito não é, o que dizer sobre quem não gosta de animais e plantas? Além de ser essencial pra gente poder respirar melhor, a natureza no meio da cidade ou mesmo em plena floresta acalma a mente e faz um bem enorme para o nosso equilíbrio. Agora, a novidade: as árvores são seres vivos que também precisam socializar. Isso mesmo: é o que várias pesquisas confirmam, inclusive é esse o tema do livro “A Vida Secreta das Árvores”, do engenheiro florestal alemão Peter Wohlleben. Elas contam com redes subterrâneas entre as raízes e cadeias de fungos para compartilhar nutrientes e água. Através desse contato invisível aos nossos olhos, elas alertam umas às outras sobre possíveis doenças ou ataques e avisam seus familiares se eles devem soltar substâncias químicas para se defender. E nessa comunicação, elas regulam a temperatura e microrganismos para todo o ecossistema. Diferente disso, quando estão isoladas nas cidades - sem flora, fauna ou fungos específicos -, elas sofrem e podem chegar a morrer: elas superaquecem e param de fazer fotossíntese. Mais um motivo pra gente ficar bem atento às manifestações do verde...
John John e Carolyn: um casal encantado / Créditos: Reprodução Instagram
John F. Kennedy Jr. e Carolyn Bessette não foram apenas um casal famoso: eles eram praticamente a realeza dos anos 90. Bonitos, estilosos e constantemente perseguidos pelos tabloides, os dois tinham aquela aura de glamour e mistério que poucas duplas conseguem alcançar. E agora, toda essa história digna de cinema vai ganhar uma série comandada por Ryan Murphy, o gênio por trás de produções como “American Crime Story” e “Glee”. A nova série, batizada de “American Love Story”, promete mergulhar na relação intensa e turbulenta do casal – desde o início apaixonado, passando pela pressão absurda da mídia até a tragédia que encerrou tudo em 1999, quando o avião pilotado por John John caiu no mar, matando os dois. O projeto foi anunciado em 2021, mas só agora está ganhando forma. A atriz Sarah Pidgeon já foi escalada para viver Carolyn Bessette, enquanto o ator que interpretará John John ainda não foi definido. Os produtores garantem que essa é uma história que ainda ressoa fortemente hoje, especialmente porque muitas mulheres mais jovens veem Carolyn como um ícone de estilo e elegância. E faz sentido: poucas figuras conseguiram exalar tanta sofisticação e mistério ao mesmo tempo. Agora é controlar a ansiedade e torcer para o melhor dos resultados.
Ilustração: Maria Eugenia
Scott Galloway, ou Prof G, é daqueles caras que falam verdades sem rodeios e colecionam fiéis e exigentes seguidores. Ele é da Universidade de Nova York (NYU), autor de best-sellers e um dos comentaristas mais afiados do mundo dos negócios: sabe como poucos conectar dinheiro, comportamento e tendências. E desta vez, ele resolveu falar sobre casamento e finanças - um assunto que muita gente não dá a devida atenção, mas que pode mudar completamente o rumo da vida. A primeira grande revelação? Pessoas casadas são, em média, 77% mais ricas do que as solteiras. E a cada ano de casamento, o patrimônio líquido do casal tende a crescer 16%. Além disso, estatísticas mostram que quem é casado costuma viver mais e ser mais feliz. Mas qual o segredo por trás dessa constatação? Prof G explica: prestação de contas gera sucesso. Quando você tem alguém torcendo (e cobrando) pelo seu progresso, suas chances de dar certo aumentam. Nos melhores casamentos, os parceiros não só se apoiam, mas também se desafiam a evoluir. Por outro lado, quando o casamento dá errado, o impacto pode ser pesado -principalmente para o bolso. O divórcio, segundo Galloway, reduz a riqueza dos dois em 75%. E o maior fator de risco para um casamento acabar envolve justamente discussões sobre dinheiro, pois as brigas financeiras afetam tudo, até a intimidade do casal. E aí vem a dica de ouro: casamento não é só romance, é também um contrato econômico. Ignorar conversas sobre dinheiro é um erro que pode custar caro e por isso, Prof G sugere que todo casal sente e tenha aquela conversa franca e necessária sobre finanças, para entender como cada um percebe o dinheiro, qual padrão de vida buscam alcançar e como podem contribuir para isso na relação. No fim das contas, um casamento pode ser o maior investimento da vida - ou um dos maiores prejuízos... A diferença está em escolher a pessoa certa, se comunicar com clareza e entender que o dinheiro não deve ser um tabu, e sim um jogo de equipe. Bola pra frente?
Créditos: Divulgação / Reprodução Instagram / Adobe Stock
A estreia do novo prédio do Masp, o museu mais importante do Brasil, está movimentando não só a cidade como o país, tamanha é sua importância. A inauguração foi nesta quarta-feira para convidados, eu estive lá e resolvi fazer minhas escolhas da semana no Iguatemi baseadas numa visita ao museu mais famoso da América Latina.
Foto ao fundo: parte interna do novo prédio do MASP, projeto arquitetônico é uma co-autoria de Júlio Neves com o escritório @metroarquitetos
![]() 1 - Para chegar no clima, que tal esse vestido da Louis Vuitton? Tipo chemisier, mega elegante | ![]() 2 - O ar retrô fica por conta desses sapatos da Tod’s, que além de tudo garantem conforto para subir e descer todos os andares |
![]() 3 - Essa bolsa Ferragamo é ideal para quem dá uma escapada do trabalho: dá pra guardar até o laptop | ![]() 4 - E esse anel da Prasi? Discreto, elegante: é tudo! |
5 - Para não perder nenhum detalhe das obras, um óculos por favor, como esse da Óticas Wanny
Crédito: Ita Mazzutti
Márcia Fernandes - mais conhecida como Márcia Sensitiva – é astróloga, numeróloga, mestre em reiki e tantas outras coisas mais. É também muito engraçada e se comunica por meio de seus vídeos de uma maneira especial. Virou um verdadeiro sucesso com os conselhos inusitados e brincadeiras que faz com os espectadores de seus programas na TV e no rádio. Seu bordão? “Para de ser louca”, que ela diz em alto e bom som. Única!
1- A que você atribui ter virado um fenômeno da internet?
Há mais de 20 anos auxilio pessoas na rádio e na TV com meus conselhos descontraídos e sem papas na língua. Porém, em 2016, um fã de Santa Catarina, chamado Geison Matheus, passou a colocar estes momentos engraçados na internet, em uma página em minha homenagem, chamada SenseMarcia. Foi um "boom" que ninguém esperava, e de lá pra cá, continuo viralizando com estes recortes que mostram meu modo de falar descontraído e minhas brincadeiras. Acho que foi isso que conquistou o público..
2. Qual é o lugar da astrologia na vida das pessoas?
A astrologia é um verdadeiro sistema simbólico, que mostra a relação entre os planetas e o indivíduo na Terra. Através desta relação, pode ser elaborado um mapa com as posições destes planetas em relação ao dia, hora e local de nascimento da pessoa. Assim, é possível identificar traços de sua personalidade, habilidades naturais, relacionamentos, profissões e até mesmo possibilidades futuras. No entanto, vale lembrar que astrologia não é vidência: ela nos mostra as possibilidades. Uma pessoa traz muito de seu mapa astral, mas ela também tem livre arbítrio para utilizar todas as características embutidas nele.
3. Qual a importância da mediunidade no seu trabalho e no seu sucesso?
A mediunidade é tudo para mim: reconheço que é minha lição de casa nesta encarnação. Porém, não relaciono minha mediunidade ao sucesso. O sucesso é "estar na mídia", é exercer meus estudos e minha profissão com excelência, sendo astróloga, numeróloga, mestre de Reiki, etc. Porém, mesmo tendo parte do meu reconhecimento graças a essa mediunidade, levo isso de forma mais reservada. Acredito em fazer o bem e em auxiliar o próximo sem precisar fazer disso uma forma de promoção.
Créditos: Joyce Pascowitch / Reprodução Instagram / Divulgação
Descobri que finalmente a Frick Collection, um de meus endereços preferidos em Nova York, reabre em abril depois de uma reforma de mais de 200 milhões de dólares - estive lá na festa de lançamento da revista de Carine Roitfeld, com uma apresentação Ryuichi Sakamoto ao piano
Participei de um jantar cheio das garotas da moda em torno das irmãs puro charme da marca italiana The Attico, na casa de Natalie Klein
Tive um encontro praticamente privado com as obras de Renoir na inauguração do novo prédio do Masp - que experiência mais transcendental
A convite de Flavia Kujawski, fui à abertura do Blue Box Café, no Iguatemi
Comecei em grande estilo na segunda-feira com um jantar oferecido pela Dom Perignon no restaurante Tuju
Acompanhei o lançamento de mais uma sandália Birkenstock, com flores aplicadas: quero já uma preta
Recebi a notícia que era pra ser uma surpresa: minha amiga querida Isabel Braga Dias vai chegar de Lisboa - onde mora - justamente na véspera do meu aniversário, tem presente melhor?
Consegui finalmente marcar um jantar com minha amiga Glória Kalil - foi no Carlota e foi uma delícia a gente juntas
Fui assistir Débora Falabella no Teatro Vivo, em Prima Facie, que apresentação mais especial - a partir de 12 de abril ela transfere a temporada para o teatro da Faap
Escolhi a próxima série que eu quero assistir enquanto estou grudada em “The White Lotus” e “Beleza Fatal”: O Leopardo, na Netflix, baseado no filme de Luchino Visconti
Amei demais ver que Anitta chamou o músico Krishna Das para tocar e cantar na sua festa de aniversário: ele é especialista em músicas indianas, uma coisa meio ioga meio zularauê
Recebi com alegria o save the date para a festa de 70 anos de Charlô Whately que acontece em julho em Barrinha, Piauí
Soube que a Dorchester Collection, da qual fazem parte alguns dos meus hotéis favoritos no mundo, anunciou a nomeação de Philippe Leboeuf como CEO, a partir de junho
Li o anúncio de Brenda Valansi se despedindo da ArtRio, que ela criou anos atrás - a feira continua, mas ela se dedica a novos projetos
Descobri que dois musicais que eu tanto amo estarão de volta aos palcos em São Paulo : Dream Girls, que estreia dia 31 de julho no Teatro Santander, e Chorus Line, meu musical preferido da vida inteira, dia 18 de Setembro no Teatro Villa-Lobos
Fiquei mais uma vez encantada com a nova coleção de Phoebe Philo, estilista que eu acompanho desde o tempo de Chloé e Celine
Marquei na minha agenda o lançamento do livro de fotos Os Baianos, de Armando Correa Ribeiro, na próxima terça-feira, na livraria da Travessa do Iguatemi
Tomei um café com Fernanda Brenner, da Pivô, e fiquei curiosa para saber como vai ser a participação dela na SPArte - que se chamará Amigo da Onça
Ganhei um presente lindo - fruto da parceria da Trousseau com a Casa Costa
Fui assistir a uma das três performances de Anna Maria Maiolino no Masp, criada em 1981 durante a Ditadura Militar no Brasil
Fiquei muito triste com a morte de Heloísa Teixeira, antes conhecida como Heloísa Buarque de Hollanda: professora, pensadora, imortal, escritora, editora e uma mulher bem à frente do seu tempo
Nesta semana pensei muito em Diana Ross no quanto ela embalou minha vida na era disco. Aproveitei que era seu aniversário e resgatei aqui um sucesso dela com Michael Jackson e ainda Quincy Jones ao piano. Ai, que vontade de dançar!
Ilustração: Maria Eugenia
Faz pelo menos 20 anos que a JBS adota o conceito de economia circular, aproveitando os resíduos do processamento de carne para reduzir desperdícios e maximizar o uso de recursos. A empresa reutiliza 99% dos materiais de cada bovino processado e quase 95% de aves e suínos. E justamente dessa ideia de reaproveitar, surgiu em 2009 a JBS Novos Negócios, que transforma resíduos em itens como biodiesel, colágeno, rações, embalagens e até materiais para a indústria farmacêutica. É um tal de pensar fora da caixa que a empresa já encontrou solução para reutilizar ossos e hemoglobina para rações de animais, couro para a produção de calçados e estofados. Também criou soluções proteicas a partir de colágeno bovino, recicla plástico e consegue gerenciar sobras industriais e transformá-las em produtos úteis, como móveis e telhas. Entre as soluções encontradas pela economia circular, para destacar está a Biopower, que é responsável pela produção de biodiesel a partir de resíduos orgânicos gerados pelo processamento de bovinos, além de óleo de fritura recolhido de estabelecimentos e residências. Com isso, a empresa evita a emissão de milhares de toneladas de gases de efeito estufa, gerando resultados financeiros positivos e contribuindo para a sustentabilidade. Os lucros são reinvestidos na expansão da produção. Sustentável e lucrativo: tem coisa melhor?
E aqui vai um aviso importante: todas as semanas recebo notícias que a newsletter não chegou ou foi parar no spam. Para reduzir isso, pedimos a gentileza de você adicionar o email da newsletter em sua lista de contatos ou verificar que é um remetente seguro. Isso faz com que sua plataforma de emails valide e você receba com tranquilidade nossas notícias todas as semanas. Conte comigo e continue mandando seus emails, leio e respondo a todos que posso. Seguimos juntos!